CETI

Sétima edição da FIAM 2013


Considerado o maior evento multissetorial da Região, a FIAM tem como objetivos principais a atração de investimentos, promoção comercial de produtos e serviços da Amazônia Brasileira, mostra de programas e projetos resultantes das políticas públicas para desenvolvimento socioeconômico sustentável, promoção e identificação de parcerias público privadas, além de estímulo a exportações, incremento do fluxo de turistas e viabilização de parcerias para o setor. 

Além da exposição de produtos, a Feira apresenta uma programação ampla e variada, composta de rodadas de negócios e de turismo, jornada de seminários com temas estratégicos para o desenvolvimento regional e que visam difundir conhecimentos gerais sobre a Amazônia, bem como gerar subsídios para a orientação de políticas públicas. 

Em 2011, os resultados alcançados consolidaram a FIAM como a principal feira multissetorial da Região. Ao todo, 382 expositores, em uma área total de 11,5 mil metros quadrados, apresentaram o que a Amazônia Brasileira oferece de melhor em termos de investimento. A Rodada de Negócios, realizada em parceria com o SEBRAE-AM, gerou US$ 13 milhões a curto prazo, e teve a participação de 136 empresas ofertantes e 26 empresas compradoras; a Jornada de Seminários apresentou 14 temas estratégicos para o desenvolvimento sustentável teve a participação de 1.500 inscritos; a Rodada de Negócios de Turismo reuniu 22 compradores de serviços e 38 fornecedores; o Pavilhão Amazônia – espaço destinado para a promoção e comercialização de produtos regionais, contou com a participação de 116 expositores. 

Realizada a cada dois anos, a FIAM é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), por meio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e consta no calendário oficial de feiras e eventos do Governo Federal. Com data prevista para o período de 27 a 30 de novembro, a sétima edição do evento (FIAM 2013) será realizada em Manaus (AM).